terça-feira, 26 de novembro de 2013

EXCLUSÃO E DESIGUALDADE… APELO À VIOLÊNCIA (?)





O papa Francisco alertou hoje que a exclusão e a desigualdade socialprovocarão a explosão” da violência, no primeiro documento maior do seu pontificado, onde denuncia um sistema económico mundial injusto.

O alerta do Papa Francisco será, também, um incentivo à violência…?

Enquanto não se eliminar a exclusão e a desigualdade social, na sociedade e entre vários povos, será impossível erradicar a violência. Acusamos os pobres [...] da violência, mas, sem igualdade de oportunidades, as diferentes formas de agressão e de guerra encontrarão terreno fértil que, tarde ou cedo, provocará a explosão", escreveu o papa na exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium?’ ”

Como o mandamento de ‘não matar’ põe um limite claro para assegurar o valor da vida humana, hoje temos que dizer não a uma economia da exclusão e da desigualdade. Essa economia mata”, disse o papa.

Considerou, ainda que “ [é revoltante que] não seja notícia a morte de frio de um idoso na rua e que o seja uma queda de dois pontos na bolsa” [de valores].

Já não se trata simplesmente do fenómeno dos excluídos e explorados, mas de serem considerados restos”.

A nossa cultura “considera o ser humano um bem de consumo, que se pode usar e logo descartar”.

Vivemos na idolatria do dinheiro”.

O papa lamenta que enquanto “os ganhos de poucos crescem exponencialmente”, os da maioria estejam “cada vez mais longe do bem-estar dessa minoria feliz”.

O dinheiro deve servir e não governar”.


Peço ao Senhor que nos ofereça mais políticos a quem doa a verdade da vida dos pobres”.


E, concluo eu: livrai-nos daqueles que estão colocados em Portugal


Sem comentários: